terça-feira, 4 de agosto de 2009

Condenado à morte que a Ela recorre, salva-se miraculosamente.

Ardorosíssimo devoto de Nossa Senhora do Bom Conselho, certa vez Mons. João Clá Dias comentou um grande milagre obtido através desta tão bondosíssima Mãe, desejoso de incutir, espandir e fortalecer a confiança neste milagroso afresco.

Um milagre tocante, narrado por De Orgio, e extraído dos primeiros anais do Santuário, foi a libertação de um condenado à morte chamado Giovani di Andrea, de Sarzano, na véspera da execução:

" Ele se encontrava na prisão pública de Siena, condenado à morte com seus outros dois companheiros celerados e facínoras. Por mais que um zeloso frade da
Ordem de São Francisco se aplicasse, redobrasse esforços e se cansasse para dipô-lo a bem morrer, não houve modo de levá-lo a dar o passo tão premente. Dizia sempre: " Ó Padre, dá-me um remédio para evitar esse golpe de morte".

Depois que lhe demonstrou a impossibilidade de livrar-se daquela prisão e da morte funesta à qual deveria submeter-se na manhã seguinte, por fim, enfadado, e talvez inspirado por Deus, disse-lhe o bom padre:" Se a milagrosa Madonna recentemente aparecida em Genazzano não te livra da morte, tu estarás amanhã indubitavelmente na eternidade". E assim desgostoso partiu.

Saindo o bom padre, Giovanni se lança com o rosto por terra, e começa a chorar sem cessar e a exclamar: " Ó Virgem Santíssima, se me fizerdes tão grande graça, imediatamente irei a vossos pés agradecer-Vos tão grande milagre". Dito isso viu de repente romperem-se os grilhões de seus pés. Vê, cheio de espanto e desejo de fugir, uma janelinha daquela prisão, à qual não poderia subir: aproxima-se dela e tenta a façanha. E facilmente, como se existisse uma escada invisível sobe.

Uma vez no alto fica assustado, por ver em baixo um precipício profundíssimo, de tal modo que era impossível lancar-se por ali sem se fazer em pedaços. Os companheiros gritam: " Louco! Desce, desce, e prepara-te para a morte pois do contrário tu te arruinarás". Tomando ânimo e cheio de vivíssima Fé por ter visto despedaçarem-se os grilhões milagrosamente e por ter subido até àquela janela sem saber como, faz o sinal da Cruz, volta a recomendar-se com fervor a Maria Santíssima de Genazzano e se atira sem nenhuma demora, dizendo repetidamente ao lançar-se e cair : " Ó Santa Maria de Genazzano ajudai-me".

Que prodígio digno da Imperatriz dos Céus! Como se uma nuvenzinha celeste o tivesse levado até embaixo, chega ao solo intacto, ileso, sem nenhum dano:" Invenit se illesum et intactum, tanquam si no cecidisset"-Encontrou-se ileso e intacto, como se não tivesse caído, assim se lê no depoimento feito logo depois.

Considerando assim o grande milagre, ao lado de tantos outros, bem resolveu a justiça humana deixá-lo em liberdade, visto que a Misericódia de Deus o desejava livre para a maior glória de Maria e de sua portentosa Imagem aparecida em Genazzano, dois meses antes.

Na manhã seguinte, tendo sido decapitados os outros dois, alegre e contente tomou o caminho de Genazzano e aqui chegou, aos 11 de julho de 1467, para agradecer à sua divina Libertadora e narrar, depondo com juramento sobre os Sacrossantos Evangelhos, em presença de sacerdotes e de Benedetto Marroco Altobello, de Genazzano, e Melchiorre di Rancilluni e de outros, o grande e portentoso acontecimento sucedido em Siena com sua pessoa."